Orquestra para Casamentos,Banda para Casamento,Músicos para Festas
banda para casamento
orquestra para casamento


Coral e Orquestra
Quarteto de Cordas

Aqui em São Paulo tem alguns casamentos que acontecem na sinagoga, mas isso não é de nenhuma tradição ou costume específico…
Um item fundamental para a cerimônia judaica é a Chupá (pronuncia-se hupá). No caso dos casamentos católicos seria o altar.
A Chupá deve ter quatro “pilares”, deve ser aberta dos lados e coberta em cima. Ela simboliza passado, presente e futuro, e representa um novo lar a ser formado pelos noivos, cercado pela família e pelos amigos.
Para os noivos o dia do casamento judaico é como um Yom Kipur (dia do perdão) pessoal.
A tradição diz que neste dia D´us perdoa ambos pelas transgressões cometidas antes, para que os dois possam começar uma vida nova juntos, em um estado totalmente puro.
E é por isso que a noiva costuma vestir cores claras, para representar esta pureza!
Antes da noiva, o Hazan entra cantando a música “Boi BeShalom“, que significa “Venha em paz“… E eu trouxe a música, a letra e a tradução para vocês!
A questão das madrinhas é um costume de cada país!
No Panamá e nos Estados Unidos, por exemplo, os casamentos judaicos tem “madrinhas e padrinhos”… Não chamamos assim, mas a ideia é a mesma, já que os amigos dos noivos entram e ficam na chupá durante a cerimônia! Mas a comunidade judaica do Brasil não tem este costume…
É mais comum entrar apenas as família… Pais e irmãos, basicamente!
A noiva entra com seu pai e o rosto descoberto… O pai entrega sua filha ao noivo e recita uma benção! (Esta é a hora que eu sempre choro!! Hahaha… Às vezes até sem conhecer a noiva direito!)
Ao ser entregue ao noivo, ele cobre o rosto da noiva com o véu e então eles caminham juntos até a chupá… O significado tem algumas origens bíblicas e também simboliza que o noivo não esta interessado em sua beleza exterior, pois ela se vai com o tempo e somente seu interior permanece!
Ao chegar na Chupá, a noiva deve dar sete voltas ao redor de seu noivo.
Para as sete voltas eu já escutei algumas explicações…
Já ouvi que uma vez que o mundo foi criado em sete dias, metaforicamente é como se a noiva estivesse construindo as paredes da nova casa do casal… Ou que as sete voltas lembram a queda da muralha de Jericó, e dessa forma a noiva circula o noivo para quebrar qualquer barreira que possa existir entre os dois!
Duas taças de vinho são servidas na cerimônia de casamento judaico…
O vinho é um símbolo de alegria na tradição judaica e está associado com o Kidush, a reza de santificação recitada no Shabat e nas festividades.
Os noivos devem beber o vinho no mesmo copo, num gesto de partilha total.
Na hora de entregar o anel, o noivo deve dizer:
Transcrição: “Harey at mekudeshet li betaba’at zo kedat Moshe veYisra’el”
Tradução: “Eis que você está prometida a mim com este anel, de acordo com a Lei de Moisés e Israel.”
Quando o noivo dá à noiva o anel de casamento, ele declara a sua esposa que ela está prometida em casamento a ele com o anel, de acordo com a Lei de Moisés e Israel.
Então coloca o anel no dedo indicador da mão direita de sua noiva.
Um dos símbolos mais marcantes em uma celebração de casamento judaico é a quebra do copo pelo noivo, em que todos os convidados gritam “Mazal Tov” (que significa “boa sorte”).
O noivo quebra este copo, que é colocado no chão, para recordar a destruição do antigo Templo de Jerusalém. A quebra do cristal também faz alusão ao equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que serão enfrentados ao longo da vida.
Logo depois da cerimônia, tem a festa!
As festas judaicas tem o costume de ser muitooo muitooo animadas! A maioria dos convidados comparece neste dia com o intuito de alegrar os noivos neste dia tão especial!!
Nos casamentos ortodoxos costuma ter uma divisão no salão, onde as mulheres dançam de um lado e os homens de outro…